Concurso Espeto de Ouro


FINAL DO CONCURSO ESPETO DE OURO 
(texto retirado de www.espetodeouro.com.br)


A grande final do concurso Espeto de Ouro LeBon ocorreu no domingo, dia 21/08, em Porto Alegre. Os finalistas Fernando Busnello, Milton Schwalm e Manoel Roberto Castro assaram um belo churrasco que foi avaliado por um júri entendido do assunto. À frente da comissão avaliadora estavam: Luciano Potter, jornalista da RBS, Júnior Maicá, representante do blog O Bairrista, Diego Fabris, representando do blog Destemperados, Deco, proprietário da tradicional churrascaria Komka, e Guilherme Lopes, representante da LeBon. Os jurados utilizaram como critério de escolha a organização, sabor do churrasco, ponto das carnes, apresentação e interação dos assadores com eles.


O evento consagrou Manoel Roberto Castro, da cidade de Viamão, como Melhor Assador do Rio Grande do Sul! Em segundo lugar ficou Fernando Busnello, seguido por Milton Schwalm, em terceiro. A disputa foi acirrada e emocionou a todos que estavam presentes. O grande vencedor levou pra casa o trófeu Espeto de Ouro LeBon, um carrinho de churrasco gourmet Tramontina, um kit de churrasco com 25 peças em inox + gravação e uma caixa térmica de 45 litros recheada com produtos LeBon. O segundo e o terceiro lugar receberam como prêmio um kit de churrasco com 25 peças em inox + gravação e uma caixa térmica de 24 litros recheada de produtos LeBon.


O concurso contou com a participação de 340 gaudérios, que enviaram, através do site da disputa, uma foto sua e uma explicação do porquê mereciam o título de Melhor Assador. Três finalistas foram eleitos pelo público, com mais de 2 milhões e meio de votos. A votação teve duração de 31 dias, ocorrendo entre os dias 8 de julho e 8 de agosto.

COMO CHEGOU A FINAL 
texto ( Redigido pelo Manoel) publicado em www.espetodeouro.com.br



Manoel Roberto Castro
Manoel Roberto Castro enviou sua foto para o concurso Espeto de Ouro LeBon no dia 10 de julho. O funcionário público aposentado de Viamão tem 53 anos, é casado com a Tânia e tem três filhos: Ânderson, Éderson e Celine. Junto com a família, Manoel mobilizou gente do país inteiro e atingiu o terceiro lugar na eleição popular com mais de 428 mil votos.
Como ficou sabendo do concurso Espeto de Ouro LeBon?
Através do meu filho, que escutou no rádio.
Por que resolveste te inscrever?
Resolvi me inscrever porque, além de gostar muito de assar carne, hoje asso profissionalmente. E também porque recebi muito apoio e incentivo da minha família, principalmente dos meus filhos.
Quando assaste teu primeiro churrasco na vida? E quem te ensinou a assar?
Meu primeiro churrasco foi quando conheci meu sogro, há mais de 30 anos. Ele era um verdadeiro assador de primeira. Devo a ele o gosto por assar carne e tudo que sei foi ele quem me ensinou, com certeza.
Qual foi o maior churrasco que tu preparaste?
Já assei para grupos grandes e os maiores foram: 550, 750 e – meu recorde- um churrasco para 1.100 pessoas, que assei juntamente com mais dois auxiliares.
Nos conta como foi a mobilização para conseguires os votos:
Contei com o apoio da família e amigos. Não participo de redes sociais e sites de relacionamentos, mas minha esposa e filhos sim, e foi através deles que se deu o início a campanha. Contamos com a ajuda dos amigos virtuais, das comunidades em que eles participam, principalmente uma relacionada ao Câncer, onde minha esposa é moderadora.
Nas redes sociais fazíamos chamadas diárias aos amigos para votarem e combinávamos mutirões de votação durante o dia a cada duas horas. Pedíamos que por 30 minutos houvesse uma votação em massa sem parar e isso era muito bom, pois a cada mutirão aumentava o número de participantes e sempre acabávamos tentando bater o recorde do horário do dia anterior.
Nos últimos dias, o mutirão foi constante. Amigos que se dividiam em ficar em casa votando enquanto outros iam para lanhouses votar também. Foi muito bonita a integração e a dedicação dos amigos. Fazíamos turnos durante a noite. Um grupo ao qual minha esposa batizou de Anjos da Noite ficava até a 1h da manhã votando, depois outro grupo entrava e continuava, e assim sucessivamente.
O bom humor foi uma arma a nosso favor para alcançar votos. Brincávamos muito a cada postagem nas redes sociais. Minha esposa relatou que chegou a ver a fumaça se mexendo na foto numa madrugada de votação. Com isso surge a ideia de fazer aquela fumaça se mexer, e surge o gif comemorativo de 100 mil votos.
Então combinamos que a cada 100 mil votos outro gif seria feito.
Surgem comentários do primeiro gif. Me disseram: “Bah, só falta o espeto se mexer!”. E, com isso, se criou o gif de 200 mil votos. As meninas da comunidade envolvidas freneticamente na campanha foram chamadas de “trem”, “locomotiva” e depois viraram super-heroínas, e foi aí que surgiu a ideia do gif 300 mil! O gif final dos 428 mil foi uma repetição de passos para votar, já que todos estavam muito exaustos de votar!
GIF 428mil
GIF 300 mil
GIF 200 mil
GIF 100 mil
Outra brincadeira foi feita pelo meu filho: para chamar a atenção de seus alunos, ficou só de bigode e postou fotos, afirmando que só tiraria o bigode no voto 130 mil!
GIF 130 mil
O jornal da cidade de Viamão fez uma entrevista comigo, contando um pouco de minha história de vida e minha ligação com o churrasco. A matéria do dia 30 de julho rendeu duas páginas com várias fotos, e certamente também ajudou na divulgação da minha campanha.
Quantas pessoas se envolveram na campanha para o concurso?
Muitas pessoas! Além dos familiares, amigos virtuais e principalmente uma boa parte de uma comunidade virtual, me arrisco a dizer que conseguimos mobilizar muito mais de 100 pessoas.
Conte que loucuras vocês fizeram para conseguir mais engajamento na campanha?
Loucura maior acho que foi a que minha esposa e filho Éderson fizeram, que nas ultimas 38 horas de concurso dormiram apenas 1 hora e meia. Eles, além de votarem, ficavam fazendo os boletins de atualizações sobre a votação, chamamentos em suas redes sociais para conseguir mais gente votando.
Houve uma grande interação virtual, e quando o site trancava, algumas das pessoas aproveitavam para contar as “suas loucuras” para votar.
O pessoal daqui da região sul também sofreu muito com o frio, então era normal pessoas dizerem que estavam enroladas em cobertores, com estufas ligadas e acompanhadas com chimarrão e café para se manterem acordados e aquecidos durante as madrugadas geladas para votarem, mas nos últimos dois dias o negócio foi apelar para energéticos.
Durante o dia, houve pessoas que votavam mesmo em seus locais de trabalho, com um olho na diferença dos concorrentes e o outro no chefe, mas sempre que podiam estavam votando.
Mas foi bem legal, pois minha votação não ocorreu só aqui no RS e região sul, se espalhou por esse Brasil afora e foi lindo!
Quando os amigos virtuais começaram a aderir o sobrenome CASTRO aos seus nomes, em uma tentativa de mobilizar mais pessoas para a votação, parecia mesmo uma enorme família de Castros, todos lutando pelo mesmo objetivo. Até mesmo suas fotos de perfis viraram fotos do Castro, era engraçado ver aquelas mulheres colocando a minha imagem como sua foto principal.
Esse blog fez um texto sobre a importância de todas as pessoas na minha campanha para o concurso:Ponte de Palavras.
Deixe um recado para todos que estão torcendo por ti no concurso:
Aos meus amigos quero agradecer imensamente pelo apoio, pela confiança que depositaram em mim. Sem a determinação, o empenho e a garra de vocês não teríamos chegado à classificação. Vou dar o meu melhor na final. Se eu vou vencer, só o futuro dirá, mas já ganhei muito de vocês todos os dias, durante o mês inteiro, direto das mãos de vocês em forma de voto: amizade, solidariedade, carinho e dedicação. Já me considero um vencedor por ter ao meu lado amigos verdadeiros e leais como vocês. Podem crer que, na final, estarei me empenhando não só por mim e minha família e sim por cada um de vocês que estiveram ao me lado me apoiando e agora torcendo por mim. Podem confiar, estarei lá me esforçando para fazer jus à confiança que recebo de vocês. Um grande abraço e obrigado por tudo!
Esse vídeo resume toda a campanha e é um agradecimento a vocês: