De Assador de fim de semana A MELHOR DO RS! (por Tânia Ayres)

Um bom churrasco não depende apenas da carne, precisa de um bom assador.

Manoel Roberto castro, ao longo de seus 53 anos, dedica mais da metade deles a se aprimorar cada vez mais na arte de fazer churrasco.




Tudo começou quando casou com a filha de um exímio assador. Seu sogro como não passava um domingo sequer sem reunir a família e fazer um churrasquinho, foi ensinando seu genro as manhas do churrasco, como fazer o fogo a pegar mais rápido, a distância certa que cada carne devia ficar das brasas, os temperos, a escolha dos cortes , o modo de salgar , etc.

O aluno foi aplicado e à medida que o tempo foi passando quem assava era o genro, sob o olhar avaliador do sogro e seu grande mestre.

Mas essa atividade prazerosa era executada só em finais de semanas e pequenos eventos para amigos e familiares, mas sempre com muito apreço de todos que saboreavam seus churrascos.

Até que um dia, um amigo o convidou para ajudar a assar em um evento para os colegas de trabalho, onde estariam reunidos umas 200 pessoas, e deste dia em diante não parou mais, virou um profissional da churrasqueira, pois é procurado para assar desde churrasco pequenos para comemorações de aniversário até grandes eventos de confraternização de grandes empresas, onde chegou assar com mais 2 auxiliares para mais de 1000 pessoas.


Sabendo deste talento todo e o gosto por estar à beira de uma churrasqueira, fez com que seu filho o inscrevesse em um concurso cultural, onde escolheriam o melhor assador do RS espeto de ouro lebon 2011.

O concurso teve duas fases. A primeira foi por voto popular e durante 30 dias, os candidatos recebiam votos pela internet, classificando assim os 3 mais votados. Foram mais de 2,5 milhões de votos entre 349 participantes, e Manoel ficou em terceiro lugar. Na final, cada competidor assou, ao mesmo tempo, 14 kg de carne em churrasqueiras individuais. Eles foram avaliados por um experiente júri .Os jurados utilizaram como critério de escolha a organização, sabor do churrasco, ponto das carnes, apresentação e interação dos assadores com eles.


O evento consagrou Manoel Roberto Castro, como o grande vencedor.

A alegria tomou conta não só dele como de toda a família e amigos que são unânimes em afirmar que enfim seu talento está sendo reconhecido e divulgado.

3 comentários:

  1. Lendo o texto já fiquei com água na boca de me lembrar do churrasco do cumpadi...Chega logo dia 22!!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... agenda cheia em Castro! Tá certo que quem prova este churrasco sempre quer repetir!!!

    ResponderExcluir
  3. Nasci e me criei na mesma rua e na casa quase de frente da casa do MELHOR ASADOR DO RS......tenho que ter pego alguma influência...kkkkkk....nem que seja pelo ar....GRANDE ABRAÇO Á FAMÍLIA CASTRO, DESTE GAÚCHO DESGARRADO NO PARANÁ!!!!


    WAINER PORTO

    ResponderExcluir